Consultoria:

Microserviços

Case Confidencial:

Nosso cliente é uma das maiores empresas de eletrodomésticos do Brasil. A companhia, fundada em 1956 na capital paranaense, construiu ao longo de mais de 60 anos, uma relação de confiança e parceria com o varejo e os consumidores brasileiros.

Em constante progresso, a empresa investe cada vez mais em tecnologia, sendo a detentora de algumas das fábricas mais modernas do país na produção de eletroportáteis.

Além de investir na modernização de sua produção, a companhia investe na estrutura tecnológica como um todo, investindo em experiência de consumo na usabilidade de seus produtos.

Recentemente, a Code21 recebeu o desafio de auxiliar na implementação de processos de microserviços dentro no time de desenvolvimento da empresa. Antes de colocarmos a “mão-na-massa”, realizamos um treinamento em Arquitetura de Software para diversos colaboradores de diferentes setores-chave.

Nesse treinamento, foram abordados temas como documentação arquitetal, microserviços, API gateway, containers, clean code, SOLID, TDD, Design Patterns e GIT. Esse processo foi importante para que todos os membros da equipe que fossem participar da implementação da Arquitetura de Microserviços tivessem conhecimento teórico e técnico sobre as diferentes ferramentas, linguagens e metodologias que seriam utilizadas no projeto.

Tecnologias utilizadas:

Tecnologias Utilizadas - Docker Tecnologias Utilizadas - API Rest Tecnologias Utilizadas - .NET Tecnologias Utilizadas - Microserviços
Tecnologias Utilizadas - Redis Tecnologias Utilizadas - On Premises Tecnologias Utilizadas - Gitlab Tecnologias Utilizadas - Kubernetes

Após o treinamento, iniciou-se a etapa de implementação do projeto. Ficamos com a responsabilidade de desenvolver um template padrão para os projetos no Visual Studio, além de confeccionar todas as documentações de arquitetura e fluxo de DevOps.

Em seguida, demos início a montagem do ambiente on-premises, utilizando ferramentas como:

- Kubernetes – um sistema de orquestração de containers, muito utilizado na arquitetura de microserivços. Ele é um sistema open-source capaz de automatizar o processo de implementação o dimensionamento e também a gestão das aplicações feitas em containers.

- Gitlab – um gerenciador de repositórios de software. Focado em oferecer uma plataforma centralizada, integrada para o armazenamento de códigos em servidores próprios, ao invés de servidores terceirizados.

- Kong – É um centralizador de APIs. Quando trabalhamos em um sistema que precisa conversar com diferentes serviços e, consequentemente, diferentes APIs, essa gestão pode se tornar dificultada. O uso de um centralizador como o Kong passa a ser interessante para organizar a forma como todos os dados serão acessados dentro do sistema.

Por fim, iniciamos os testes de carga no ambiente criado, para verificar como seria a resposta com diferentes demandas e a equipe de desenvolvimento conseguir dar continuidade no projeto de forma autônoma.

Entre em contato: